sexta-feira, 17 de junho de 2016

Quarto dia da V Semana Acadêmica


O penúltimo dia da V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física destacou o trabalho dos formandos do curso. Eles foram o destaque da noite, que começou com uma oficina da bibliotecária Marta Rejane Trindade de Lima, com o tema Orientação a Normatização de Trabalhos Acadêmicos, que instruiu os alunos nas maneiras corretas da escrita de trabalhos acadêmicos, tais como artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, resumos, relatórios de estágio, entre outros. 

A oficina lotou o laboratório 408, sendo que os alunos tiveram que levar cadeiras extras para poder participar, mostrando que o Curso de Licenciatura em Física mantém a tradição de seus alunos participarem em grande número dos eventos em que são convidados a estarem presentes.


Bruna (centro) e Giane (abaixo), apresentando seus trabalhos sobre Metodologias de Ensino para a Física

Depois do coffee break, os participantes dirigiram-se para a sala 402, onde tivemos as palestras dos alunos formandos Bruna Kemerich Goulart, Giane Taís Cruz Guedes e Marcos Vinícius de Moraes Soares. A dupla de meninas trouxe para os presentes um resumo de seus trabalhos de conclusão de curso, sob o título Metodologias para o Ensino de Física. Trabalhando em dupla, Bruna e Giane apresentaram como a História e os Softwares podem auxiliar o professor a dar sua aula, saindo de uma visão conservadora, formando alunos capazes de compreender a Física como uma ciência experimental, estimulando as perguntas através do ensino das leis, práticas, teorias e conceitos físicos, relacionando as fórmulas com os descobridores, entre outros.

Na visão das autoras, esse tipo de trabalho permite que a Física seja humanizada, aproximando-a dos interesses éticos, pessoais, culturais e políticos dos alunos, tornando as aulas desafiadoras e reflexivas, e permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico de forma a contribuir para os estudos de Física.


Marcos apresenta seu trabalho sobre armas



A segunda palestra da noite trouxe a contribuição da Física para a Evolução Bélica. Ministrada pelo aluno Marcos, o autor apresentou como as armas evoluíram desde a pré-história utilizando-se principalmente de conceitos físicos, tais como pressão, conservação de energia, eletricidade, entre outros. Marcos contou sobre o surgimento da pólvora, a importância de Napoleão para a consolidação dos materiais bélicos, um pouco sobre a Guerra do Paraguai e como as armas evoluíram durante as duas grandes guerras mundiais que ocorreram no século XX.

O final da apresentação teve uma experiência realizada com um lançamento de um projétil através de uma catapulta construída pela próprio aluno, o que despertou o interesse dos presentes, e que servirá como base para tomadas de dados para o trabalho de conclusão de curso do referido aluno.

O evento encerra-se hoje, com uma mesa redonda unindo os cursos de Física e Matemática, com a finalidade de debater as perspectivas para os formandos nas licenciaturas do Câmpus São Borja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...