quinta-feira, 26 de novembro de 2015

III Mostra das Licenciaturas - Terceiro Dia


A noite de quarta-feira foi muito produtiva para o Curso de Licenciatura em Física do Câmpus São Borja, durante a III Mostra das Licenciaturas. Afinal, nesse terceiro dia de evento foram defendidos os Relatórios de Estágio dos alunos da disciplina Estágio Curricular Supervisionado II, sob supervisão da Profa. Dra. Cristiane Ludwig.

O Estágio Curricular Supervisionado II traz em sua ementa o fato de que o aluno-estagiário irá exercer o papel de docente em turmas de Eduação de Jovens e Adultos, preparando-o para as possibilidades futuras de exercer essa atividade como um profissional, e no ano de 2015, onze alunos estiveram ocupando-se de tarefas como preparação de aula, avaliação de turmas, uso de metodologias diferenciadas, entre outras tarefas que fazem parte do dia a dia de um professor.


Contando com a presença de um ótimo público, as palestras ocorreram em ordem alfabética, a partir das 19 hs do dia 26 de novembro, na sala 402, e estenderam-se por toda a noite, sendo encerradas por volta das 23:30. Cada aluno tinha direito a 10 minutos para defender seu relatório através de uma exposição oral, e ainda receber em torno de 10 minutos de arguições por parte da banca, sempre composta por três professores (professora supervisora da disciplina, Cristiane Ludwig, coordenador do curso, prof. Dr. Mairon Machado, e o (a) orientador (a) de estágio).

O primeiro aluno foi Ademir Medeiros, orientado pelo prof. Msc. Daniel Santos Souza. O aluno fez seu estágio na turma Hospedagem 30, no próprio Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, desenvolvendo com esses alunos o conteúdo de Ondulatória. 


O próximo aluno seria Alexandre Goiabeira Cruz, mas problemas no computador do aluno fizeram com que a aluna Bruna Kemerich Goulart acaba-se apresentando seu relatório. A Aluna, orientada pela Prof. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, fez seu estágio na Escola Estadual Tricentenário, aplicando para eles os conteúdos de Hidrostática.



O terceiro aluno a defender seu relatório foi Bruno de Borowski, o qual realizou seu estágio na turma Cozinha 20, no próprio Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, desenvolvendo com os mesmos os conteúdos de Leis de Newton e Conservação de Energia, sob orientação do professor Mairon Machado.


Encerrando a primeira parte das apresentações, foi a vez de Dariane Andrade Valle, orientada pela professora Taniamara, e que realizou seu estágio na Escola Estadual Apparício Silva Rillo, e que desenvolveu o conteúdo de Eletrostática, sendo bastante elogiada pela banca.


Após o delicioso coffe break, mais uma vez muito bem organizado pelos alunos do Laboratório de Eventos, sob supervisão dos professores Vanílson, Alessandra e Natali, e adquirido pela nutricionista do Câmpus, Liziane Vargas, o aluno Alexandre Goiabeira Cruz conseguiu então apresentar seu Relatório. O referido aluno fez seu estágio na Escola Estadual Arneldo Matter, sob orientação do prof. Dr. Alexander Lunkes dos Santos, desenvolvendo o conteúdo de Eletrostática.


A aluna Giane Taís Cruz Guedes, orientada pela professora Taniamara, veio na sequência apresentar sua defesa, tendo realizado o estágio na Escola Tricentenário e desenvolvendo também o conteúdo de Eletrostática.


Josuelen Martins Toso, também orientada pela professora Taniamara, apresentou seu relatório do estágio realizado na Escola Apparicio Silva Rillo, onde desenvolveu os conteúdos de Eletrostática. 


Orientada pela profa. Msc. Margarete Mendes, a aluna Kelen Kruger trouxe para a banca suas considerações sobre seu estágio, o qual foi desenvolvido na Escola Apparicio Silva Rillo, trabalhando o conteúdo de Termologia.


O aluno Luiz Nazir Severo Molina defendeu seu estágio, orientado pela professora Margarete, apresentando o trabalho desenvolvido na Escola Apparício Silva Rillo, com o conteúdo de Cinemática, e encerrou oficialmente a noite de apresentações.


Porém, ainda faltavam dois alunos, e então, após uma reunião entre os alunos e os membros da banca, foi decidido que eles iriam apresentar suas defesas na mesma noite. Então, Marisele Canto dos Santos Marim, orientada pela professora Margarete, trouxe os relatos de seu estágio, realizado na Escola Tricentenário.


Por fim, o aluno Marcos Vinícius Moraes de Soares apresentou seu relatório, cujo estágio foi realizado na turma Cozinha 30 do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, sob orientação do professor Mairon, e desenvolvendo o conteúdo de Eletrostática.

Durante as onze apresentações, percebeu-se como a formação do Curso de Licenciatura em Física está crescendo, e como os alunos tem tirando proveito positivamente disso. Basta ver que houveram defesas em vários os tópicos da Física (Mecânica, Mecânica dos Fluídos, Termologia, Eletrostática), e todos os alunos foram responsáveis por suas atividades, mostrando sua maturidade e aptidão para a profissão a qual eles em breve já estarão exercendo profissionalmente.

Parabéns aos orientadores pelos belos trabalhos, e principalmente, aos alunos, e as atividades seguem nesta quinta-feira, com as defesas de Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos Bianca Peixoto Gottfried e Leandro Barbosa, além da palestra especial com o prof. Dr. Magno Valério Trindade Machado, ambas a serem realizadas na sala 402, a partir das 19hs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...