terça-feira, 24 de novembro de 2015

III Mostra das Licenciaturas - Segundo Dia



O segundo dia da III Mostra das Licenciaturas foi destinado para as apresentações das Práticas de Ensino e Projetos Pedagógicos Integradores desenvolvidos pelas professoras Margarete Mendes e Taniamara Chaves nas turmas 2014 e 2013, respectivamente. 



As atividades começaram às 19 hs, sob a supervisão da Professora Margarete Mendes, que apresentou as alunas Brenda Matoso e Roseane Carneiro, discentes do quarto semestre do Curso  de Licenciatura em Física. A dupla apresentou o trabalho realizado na disciplina de Prática de Ensino IV, realizada no segundo semestre de 2015, discutindo questões pontuais sobre o Livro Didático. O primeiro período da noite acabou gerando um momento inicial de reflexão sobre esse importante tema do ensino, que acabou sendo retomado nos dois últimos períodos da noite.



Entre eles, o trio Bruno Weber, Fabiano Lima e Vagner Dias, também sob a supervisão da professora Margarete, um resumo das atividades de Prática Pedagógica Integrada que a turma 2014 desenvolveu na disciplina de Física Experimental I, no primeiro semestre de 2015. Através de uma caixa com experimentos construídos pelo trio, foi ressaltada a importância do uso da experimentação no auxílio da visualização da Física para os alunos do Ensino Médio, além de demonstrações com os equipamentos, que variaram entre Termologia, Hidrodinâmica, Cinemática, entre outros.



Após o coffee-break, os dois últimos períodos foram destinados para a Prática Pedagógica Integrada de Metodologia do Ensino de Física II, com os alunos da Turma 2013, desenvolvida no segundo semestre de 2015, sob supervisão da professora Taniamara.  Com o título Esquemas e Modelos Conceituais em Livros Didáticos de Física da Educação Básica, a palestra começou com uma breve fala da coordenadora do projeto, destacando que o objetivo principal dessa PPI era analisar em diferentes livros didáticos, aspectos como: sequência conceitual; estrutura organizacional; uso de recursos, entre outros, além de produzir um relatório sintetizando as principais observações dos Livros.





Então, a professora abril espaço para que os alunos apresentassem seus trabalhos. Primeiro, foi a dupla Bruna Kemerich e Giane Guedes, que fizeram uma análise bastante aprofundada sobre o livro Física Volume Único, de Alberto Gaspar. Na sequência, Ademir Medeiros e Alana Gimenez trouxeram suas impressões sobre o livro Conexões da Física, de Glória Martine, Walter Spinelli, Hugo Carneiro Reis e Blaidi Sant'anna. Por fim, o aluno Marcos Vinícius Moraes apresentou suas observações sobre o livro Curso de Física Volume 3, de Beatriz Alvarenga e Antônio Máximo. Os belos trabalhos geraram aplausos dos presentes, além de uma importante discussão sobre os fatos positivos dos estudos sobre o Livro Didático, algo que o Curso de Licenciatura em Física do Campus São Borja está se destacando.

As apresentações da III Mostra das Licenciaturas continua amanhã, com as bancas de avaliação dos Relatórios de Estágio Curricular Supervisionado II, onde serão avaliados os alunos que realizaram seus estágios na Educação de Jovens e Adultos em escolas da cidade de São Borja, durante o segundo semestre letivo de 2015. As avaliações ocorrerão na sala 402 do Câmpus São Borja, a partir das 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...