sexta-feira, 27 de novembro de 2015

III Mostra das Licenciaturas - Quarto Dia


 
A quarta noite da III Mostra das Licenciaturas foi de tensão, expectativa, emoção e comemorações para o Curso de Licenciatura em Física, já que nela, foram defendidas os primeiros trabalhos de Conclusão de Curso de uma Licenciatura em Física na cidade de São Borja, e como não podia deixar de ser, trabalhos estes que mostraram e valorizaram o talento dos primeiros formandos em Física formados pelo Instituto Federal Farroupilha.

Contando com bancas formadas apenas por doutores, as defesas dos alunos Leandro Barbosa e Bianca Peixoto Gottfried foram apresentadas em duas partes distintas: a primeira com uma explanação oral de quinze minutos, e a segunda com uma série de questionamentos e apontamentos feitas pelos membros das bancas.





A cerimônia de apresentação começou às 19:15, na sala 402, com o trabalho "A Utilização de Livros Didáticos com Turmas de EJA na Cidade de São Borja" sendo apresentado por Leandro, o qual teve como orientador o prof. Dr. Mairon Melo Machado. Esse trabalho teve como objetivo verificar se existe a exigência da utilização de livros didáticos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e como é sua utilização por parte de professores e alunos nas turmas de terceiros anos de Educação de Jovens e Adultos, baseado no fato de que em observações dos relatórios de Estágio defendidos em 2014, não houve utilização dos mesmos nas turmas de EJA, além das diversas discussões e pesquisas em torno do material didático a ser utilizado pelos professores, as políticas públicas, Plano Nacional de Educação (PNE) e Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA), que viabilizam a obtenção de materiais didáticos, entre eles o livro didático. O trabalho foi realizado com entrevistas em quatro escolas da cidade de São Borja, e foi seguramente apresentado pelo aluno.



Após a explanação de Leandro, seu orientador apresentou a banca, formada pelo prof. Dr. Magno Valério Trindade Machado, o qual é docente no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e veio de Porto Alegre especialmente para participar da banca, profa. Dra. Priscila Gualberto de Lima, docente de Sociologia no Câmpus São Borja, e profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, docente de Física no Câmpus São Borja, além da professora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, profa. Msc. Graciele Turchetti de Oliveira Denardi. Os apontamentos e questionamentos da banca mostraram quão importante é o aluno se qualificar não somente em uma área específica durante sua formação, e no geral, o trabalho foi destacado como sendo um trabalho de campo fundamental, importante, bem escrito e inovador, permitindo a possibilidade natural de uma sequência de pesquisa.


A banca arguiu o aluno por pouco mais de quarenta minutos, e na sequência, retirou-se para o registro da avaliação final, junto com o orientador. Depois de alguns minutos de muita expectativa, o orientador, acompanhado da banca, voltou para a sala 402, e passou a informação que todos esperavam: o aluno foi aprovado em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Abraços e muita alegria envolveram os presentes, que então, literalmente comemoraram após aquele momento, durante o coffee break.



Poucos minutos antes das 21 hs, a ansiedade e expectativa tomou conta novamente da sala 402, já que era a vez da aluna Bianca defender seu trabalho, intitulado "A Evolução Histórica da Luz", orientado pelo prof. Dr. Alexander Lunkes dos Santos. analisaremos as diferentes concepções sobre a luz e a construção do conhecimento sobre a sua natureza. O objetivo do trabalho foi apresentar a evolução do pensamento dos principais cientistas acerca da luz, enfatizando os estudos que descrevem sua dualidade onda-partícula e as implicações possibilitadas a partir dos mesmos. A pesquisa visou aproveitar o ano de 2015 como sendo o Ano Internacional da Luz e tendo em vista a grande importância da luz para o surgimento e manutenção da vida e no desenvolvimento tecnológico dos próximos anos, ocorrendo através de uma pesquisa bibliográfica e aplicação prática em sala de aula, sendo defendida com precisão pela aluna.




Depois de sua fala, o orientador apresentou a banca, que contou com os membros: prof. Dr. Magno Machado - já citado; profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves (já citada) e prof. Dr. Odair Menuzzi, docente de Matemática do câmpus São Borja, além da professora Graciele Denardi. Novamente, as arguições e questionamentos da banca ressaltaram como a formação dada pelo Câmpus São Borja no curso de Licenciatura em Física está sendo relevante, pois não há uma área específica sendo destacada, já que Ensino, Física Pura e Práticas Docentes estão fortemente intercaladas, algo que os membros destacaram como um diferencial positivo para o curso. Sobre o trabalho, os membros caracterizaram ele como sendo uma revisão bibliográfica informativa e envolvente, além de ser fundamental para comprovar a união da História da Física em temas multidisciplinares, e ainda, fazer com que o aluno tenha a visão de que a Ciência é construída por homens comuns, que dedicaram-se ao longo dos anos para o desenvolvimento de teorias e equações que hoje são a essência da sociedade moderna, mas que acabam sendo imperceptíveis ou pouco destacadas para a comunidade. 



A banca arguiu a aluna durante quarenta minutos, e na sequência, retirou-se para o registro da avaliação final, junto com o orientador. Depois de alguns minutos de muita expectativa, o orientador voltou para a sala 402, e acompanhado da banca informou o resultado final: a aluno foi aprovada em seu Trabalho de Conclusão de Curso. Abraços, lágrimas e muita festa envolveram os presentes, que cumprimentaram e saudaram a colega formanda.






A III Mostra das Licenciaturas seguiu-se com uma palestra do professor Magno, intitulada "Possibilidades de Pós-Graduação em Física", na qual ele apresentou aos alunos as universidades federais do Rio Grande do Sul que possuem Licenciatura em Física, mostrando como são as formas de ingresso, quais as áreas de pesquisa e os conceitos CAPES de cada universidade. O professor também destacou quatro universidades em nível federal (USP, UNICAMP, CBPF e UFPE), incentivando os alunos a abrirem os horizontes e buscarem a formação complementar para sua vida. Após a fala dele, houve uma entrega de lembranças para o professor, feita pelo coordenador do curso, e assim, encerrou-se a noite.

Parabéns aos alunos pelos belos trabalhos apresentados na noite de quinta-feira, os quais, conforme anunciado pelo coordenador do Curso, prof. Dr. Mairon Melo Machado, irão ser publicados em um livro. Em nome da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, um agradecimento especial ao professor Magno Machado por sua dedicação e vinda para São Borja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...