segunda-feira, 23 de novembro de 2015

III Mostra das Licenciaturas - Primeiro Dia




Começou nesta segunda-feira, 23 de novembro de 2015, a terceira edição da Mostra das Licenciaturas, evento que está tornando-se tradicional nos Cursos Superiores de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja.

Vamos aqui fazer um resumo das atividades que envolveram o Curso de Licenciatura em Física, agradecendo em especial ao Jedson Dorneles, estagiário do Estúdio do EAD, que construiu o belo pôster dessa edição, e também a professora Carolina Pinheiro, por sua habitual colaboração, além dos docentes Vanílson Silveira, Natali Spohr e Alessandra Santiago, que juntamente com seus alunos do Laboratório de Eventos, organizaram com perfeição a sala 402, e providenciaram uma ótima refeição no coffee break, e a nossa nutricionista, Liziane Vargas, responsável também pela aquisição da citada refeição.


A noite começou na sala 402, com uma fala do coordenador do Curso de Licenciatura em Física, professor Mairon Machado, fazendo um agradecimento especial aos presentes, e enaltecendo a importância do evento para a socialização das atividades realizadas no decorrer do ano de 2015, destacando a defesa dos primeiros Trabalhos de Conclusão de Curso, os quais foram desenvolvidos pelos alunos-formandos Bianca Peixoto Gottfried e Leandro Barbosa.

Na sequência, a professora Taniamara Vizzotto Chaves, representando a Direção de Ensino, salientou também a importância do evento, parabenizando à todos os presentes e desejando uma semana de muita atividade e troca de conhecimento. Por fim, o coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, Frank Almeida, fez uma breve revisão sobre a história de união entre os dois cursos, desde 2012, e comentou sobre a importância da participação de todos os alunos na Mostra, e também manifestou o desejo de um ótimo evento. 


Após a fala dos coordenadores, foi realizada uma foi unindo ambos os cursos, em uma demonstração de união entre a Física e a Matemática, e fortalecendo a grandeza e o crescimento de ambos os cursos.

Assim, os alunos do Curso de Licenciatura em Física dirigiram-se para a sala 312, onde efetivamente começaram a as atividades relacionadas com a Mostra. No primeiro momento, o coordenador do Curso de Licenciatura em Física fez uma retrospectiva do ano de 2015, destacando: a avaliação do Curso; os eventos que o curso participou; os Projetos de Ensino realizados no decorrer do ano, os Estágios Supervisionados; os trabalhos desenvolvidos pelo PIBID; os Trabalhos de Conclusão de Curso, além de prestar uma homenagem à aluna Graciele Ponsi, que faleceu em abril desse ano.






Na sequência, convidou os alunos da disciplina de Termodinâmica / História da Física para assumirem a tarefa de apresentar a primeira Prática Pedagógica Integrada (PPI) da Mostra, a qual trata sobre as Relações de Maxwell da Termodinâmica. A apresentação começou com as alunas Marisele Marim e Josuelen Toso, que cursam ambas as disciplinas, fazendo uma revisão sobre a história da Termodinâmica, explicando as três Leis que envolvem essa importante disciplina formativa, e deduzindo a Primeira Relação de Maxwell, a qual foi obtida a partir da Primeira Lei da Termodinâmica.

Os próximos alunos foram Ademir Medeiros, Alexandre Cruz e Marcos Vinícius Soares, que a partir da definição de Entalpia, demonstraram a Segunda Relação de Maxwell. Bruno de Borowski partiu da definição da Energia Livre de Helmholtz, e esmiuçou em detalhes a Terceira Relação de Maxwell, o que gerou aplausos e muita vibração pelos presentes que lotaram a Sala 312. Por fim, Bruna Kemerich e Giane Guedes deduziram, a partir da definição de Energia Livre de Gibbs, a Quarta e última Relação de Maxwell. Essa PPI, desenvolvida no segundo semestre de 2015, tinha como objetivo trazer os contextos históricos do desenvolvimento da Termodinâmica e mostrar de forma sucinta, a simplicidade da obtenção das Relações de Maxwell, e na opinião dos envolvidos no Projeto, o resultado foi extremamente positivo.




 

Os presentes então desfrutaram de um delicioso cooffe break, fornecido pela Assistência Estudantil e Direção de Ensino, em nome de Liziane Vargas e Maria Teresinha Kaefer, e voltaram para assistir os resultados obtidos com a disciplina de Prática de Ensino de Física I) (PECC I). Houveram apresentações de dois grupos de alunos, coordenadas pela professora da disciplina, Marilda Benevenuto, que desenvolveu o trabalho com os alunos no primeiro semestre de 2015.



A apresentação começou com um resumo da atividade, feito pela professora Marilda, enaltecendo os objetivos do projeto, que envolveu um estudo sobre Currículo e Assistência Estudantil nas escolas.  O primeiro grupo de alunos era composto por: Amanda Diniz; Daiane Chuquel; Diovana Sgarbi e Eric Rodrigues. O quarteto apresentou um estudo sobre o Currículo nas escolas de São Borja, trazendo uma entrevista e as definições que envolvem esse tema formativo.

Na sequência, Nadine Gonçalves e William Chaves comentaram sobre as Assistências Estudantis em escolas de São Borja e Itaqui. Através de entrevistas, a dupla pontuou similaridades e discrepâncias nas escolas envolvidas com a pesquisa, e acabou gerando vários comentários após o encerramento da apresentação.


Esses comentários foram um dos grandes momentos da noite, já que envolveram praticamente todos os presentes, que manifestaram-se com suas posições sobre o ensino no estado e no município atualmente, e acabaram ressaltando bastante a riqueza e a qualidade da formação de nossos alunos, que se destacaram com opiniões embasadas, sólidas e muito bem empregadas. A discussão foi de alto nível, e inesperadamente flui de forma amistosa e em plena harmonia, surpreendendo à todos quando foi relatado que infelizmente, tinha que ser encerrada por conta do horário. De forma natural, os presentes acabaram aplaudindo aquele momento, mostrando mais uma vez os diferenciais do Curso de Licenciatura em Física, que são o respeito e a integração entre as turmas.

A Mostra segue nessa terça-feira, com as apresentações de PECCs e PPIs desenvolvidas pelas professoras Margarete Mendes e Taniamara Chaves, as quais ocorrerão a partir das 19 hs na sala 312. Participe, e obrigado à todos por essa bela primeira noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...