segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Alunos e professores participam de importante encontro de Física




Entre os dias 24 e 26 de agosto, o Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sediou a sétima edição do Encontro Estadual de Ensino de Física (EEEFIS), um dos eventos mais tradicionais sobre ensino de Física no Rio Grande do Sul deste século.  

Professora Bianca e professor Helaÿel
A primeira edição foi organizada, em 2005, através do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física e do Grupo de Ensino de Física, como uma iniciativa de promover o ensino da Física. Realizado no Centro de Referência para o Ensino de Física da UFRGS (CREF-UFRGS), no Campus do Vale, o evento teve o apoio da CAPES e contou com a participação de 134 inscritos, em três dias de intensa atividade. 

As edições subsequentes ocorreram em 2007 (173 participantes); 2009 (247 participantes); 2011 (264 participantes); 2013 (258 participantes); e 2015 (260 participantes). A sétima edição contou com 294 participantes, a maior edição até o momento, que assistiram Conferências com físicos de renome do nosso país, além de participar de oficinas de formação no ensino de Física e realizar apresentação de pôsteres.

Professor Mairon
Nas Conferências, foram apresentadas as seguintes:

A Origem Histórica da Relatividade (Prof. Dr. Roberto de Andrade Martin - FESB)
Do Silício até os Semicondutores Orgânicos (Prof. Dr. Henri Ivanov Boudinov - UFRGS)
Sobre a Forma da Terra (Prof. Dr. Fernando Lang da Silveira - UFRGS)
A Experiência do PVNC-Petrópolis e a Física como Disciplina de recuperação da Autoestima (Prof. Dr. José Abdalla Helayël Neto - CBPF).


O Campus São Borja esteve representado no evento, através dos professores Mairon Melo Machado e Bianca Peixoto Gottfried, além das alunas do Curso de Licenciatura em Física Brenda Matoso Abreu Miranda, Daniele Javarez de Oliveira e Kelen Kruger. Além de participar como ouvintes, os "são borjenses" também apresentaram pôsteres, com os seguintes temas:

Brenda
- Astronomia na Escola - Divulgando a Astronomia na Cidade de São Borja (Daniele e colaboradores;
- Fisíchef - Uma Prática Metodológica (Brenda e colaboradores);
- O Uso do Lançamento de Projéteis Para Aprender Sobre o Erro Experimental no Ensino Médio (Bianca e colaboradores);
- Termodinâmica na Cozinha - Métodos de Aprendizagem para o Ensino de Termodinâmica e História no Proeja (Mairon e colaboradores).

Daniele
A grandiosidade do evento reflete-se no número de trabalhos apresentados. Um total de 84 pôsteres estiveram sendo discutidos nos prédios do Campus do Vale, sendo que os mesmos irão ser publicados através de Atas online. Foi a primeira participação do Campus São Borja no evento, e espera-se que em dois anos, nossos alunos e professores ampliem os horizontes na cidade de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...