O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) sediou, entre os dias 17 e 28 de julho, a décima primeira edição da tradicional Escola do CBPF. Este é um dos eventos mais importantes no calendário da Física brasileira, atraindo uma grande quantidade de estudantes de graduação e pós-graduação de todas as regiões do Brasil e de países da América Latina.

Foi nesse módulo que as alunas do curso de Licenciatura em Física do IFFar, Campus São Borja, Anelise Santos, Brenda Miranda, Bruna Cerentini e Kelen Kruger, estiveram participando, levando o nome do curso, bem como alguns dos projetos desenvolvidos no mesmo, para a Cidade Maravilhosa, já que os trabalhos Físichef, Astronomia na Escola e Clube de Astronomia foram apresentados no evento, através do formato pôster.
A experiência para as alunas foi gratificante, pois tiveram um contato com a realidade na Física no cenário nacional, e ainda, verificar in loco que o Curso de Licenciatura em Física do campus São Borja está no mesmo patamar daqueles considerados os grandes cursos do país. Além disso, a oportunidade de ter o contato com áreas além das vistas em um curso tradicional, como Astrobiologia, Biofísica e Física de Partículas, geraram possíveis ideias de seguimento nos estudos da pós-graduação.

Para Bruna, "Participar da XI Escola
do CBPF – RJ proporcionou-me novos conhecimentos além, de ter contato
com outra realidade diferente da que estou acostumada. É uma experiência
única na qual me senti muito feliz em estar em meio de pessoas com o
mesmo propósito que o meu e também o contato com Doutores em diversas
áreas da Física". Já Kelen afirma que "Ter a oportunidade de participar
da XI escola do CBPF foi um momento de muito aprendizado, informação,
troca de experiências e a certeza de que é possível e indispensável
pensar e fazer ciência de qualidade e necessário investir no ensino em
nosso país."
Nenhum comentário:
Postar um comentário