quinta-feira, 21 de julho de 2016

Matrículas Segundo Semestre 2016



Caros alunos


A partir do próximo semestre as matrículas serão realizadas pelos próprios alunos através do SIGAA.

O período de matrículas será de 20/07 até 28/07.


Segue um breve tutorial


Para realizar sua matrícula no SIGAA, primeiramente acesse o Portal do Discente com seu Usuário e Senha. Em seguida acesse a aba “Ensino” e percorra o caminho “Ensino” > “Matrícula On-Line” > “Realizar Matrícula”.

Ao clicar em “Realizar Matrícula”, você será redirecionado para a tela onde estarão disponíveis algumas informações sobre o período de matrícula, como a data de início e fim do período de solicitação de matrículas, além da data final que a Coordenação do Curso tem para analisar estas solicitações de matrículas.

Clique no botão “Iniciar Seleção de Turmas” para avançar ao próximo passo da realização da matrícula.


Após clicar no botão “Iniciar Seleção de Turmas”, caso ainda não tenha atualizado seus dados pessoais no SIGAA, você deverá fazer isso. Caso contrário, irá avançar diretamente para o quinto passo a seguir.


Será necessário atualizar seus dados, caso ainda não tenha feito. Para isso, verifique seu endereço e contatos e preencha as informações econômicas solicitadas (Renda Familiar e Quantidade de Membros do Grupo Familiar). Feito isso, em “Confirme seus Dados”, preencha com sua data de nascimento e senha e clique em “Confirmar” para seguir adiante.

Ao clicar no botão “Confirmar”, você será redirecionado a um resumo dos dados preenchidos. Clique em “Portal do Discente”, para retornar à página inicial do portal.


Atualizado seus dados no SIGAA, você está pronto para realizar a matrícula no sistema. Acesse novamente a aba “Ensino”, conforme já foi apresentado na Figura 01, e percorra novamente o caminho “Ensino” > “Matrícula On-Line” > “Realizar Matrícula”. Você será apresentado mais uma vez ao início desse tutorial, clique em “Iniciar Seleção de Turmas”. Após realizar este procedimento, você será apresentado à uma tela, onde poderá selecionar as turmas que você deseja matricular-se.

Selecione na lista de turmas disponíveis, as turmas desejadas para efetuar sua solicitação de matrícula e posteriormente clique em “Adicionar Turmas”. Caso haja turmas com pré-requisitos, co-requisitos ou equivalências, estes poderão também ser visualizados.


Após clicar em “Adicionar Turmas” você será apresentado à uma nova tela. Nesta tela irá ser apresentado, um resumo da sua solicitação de matrícula, listando as turmas selecionadas, assim como o calendário com os horários das mesmas.


Caso esteja tudo certo com a sua solicitação de matrícula, clique em “Confirmar Matrículas”. Caso contrário, clique em “Sair sem Salvar” e repita o procedimento novamente.

Ao clicar em “Confirmar Matrículas”, você será apresentado a uma nova tela. Nesta tela, em “Confirme seus Dados”, preencha com sua data de nascimento e senha e clique em “Confirmar Matrículas” para confirmar sua solicitação de matrícula e seguir adiante.


Ao clicar em “Confirmar Matrículas”, você será redirecionado a uma nova página, que apresentará a confirmação da sua solicitação de matrícula.



Você pode clicar na opção “Imprimir Comprovante” para visualizar e imprimir seu comprovante de solicitação de matrícula.


Realizado o procedimento de solicitação de matrícula, você deve aguardar a análise e processamento de sua solicitação de matrícula. Para acompanhar a situação do processamento de sua solicitação, acesse a aba “Ensino” no Portal do Discente, e percorra o caminho “Ensino” > “Matrícula On-Line” > “Ver Resultado do Processamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...