segunda-feira, 1 de junho de 2015

Curso de Licenciatura em Física Participa de Fórum Mundial da Educação


Professor Mairon e alunas, Bianca e Brenda (da esquerda para direita)

Na última semana de maio de 2015, de 26 a 30 de tal mês, ocorreu a terceira edição do Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica, na cidade de Recife, Pernambuco, e o Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha, Câmpus São Borja, esteve participando com o lançamento do livro Reflexões da Docência e a apresentação de dois trabalhos: 


Representantes da Educação de Pernambuco e do Brasil (acima),
Cerimônia de abertura (abaixo)

Com a temática Diversidade, Cidadania e Inovação, a FMEPT teve sua abertura oficial na quente noite do dia 26, com a fala da Reitora do Instituto Federal de Pernambuco, 
Cláudia Sansil, de Eliezer Pacheco, Secretário da Educação da cidade de Canos, Rio Grande do Sul e presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do secretário da Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio, e do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, além de representantes da educação do Uruguai e Canadá. Antes, uma linda cerimônia, batizada "Pernambuco é só chegar: Histórias de um Viajante", mostrou aos presentes a cultura e tradição do belo estado do Recife.


Bianca e Mairon, com o trabalho
"UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR INTEGRADO NA MODALIDADE PROEJA"

No dia seguinte, começaram as oficinas, palestras, tendas temáticas, lançamentos de livros e mostra de pôsteres. Nesta última, esteve presente a aluna do sétimo semestre do Curso de Licenciatura em Física, Bianca Peixoto Gottfried, que acompanhada do professor e coordenador do curso, Mairon Melo Machado, apresentou o trabalho "A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA MODALIDADE PROEJA", que relata as experiências planejadas e desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja, realizado na própria instituição de ensino. O objetivo foi realizar a prática docente na turma 30 do curso de técnico em Cozinha da modalidade Proeja através do desenvolvimento de atividades estruturadas de forma investigativa. A prática docente objetiva o desenvolvimento de uma análise crítico-reflexiva sobre a realidade da Educação de Jovens e Adultos inseridos no contexto escolar do Instituto Federal Farroupilha.

Brenda e Mariane, com o trabalho
"INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL: PENSANDO O FUTURO LÓCUS PROFISSIONAL"
Ao mesmo tempo, a aluna do terceiro semestre, Brenda Matoso Abreu Miranda, apresentou o trabalho "INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL: PENSANDO O FUTURO LÓCUS PROFISSIONAL", trabalho desenvolvido com os professores Frannk Jonis Flores de Almeida, Cristiane da Silva Stamberg e os alunos Lutiele Machado Godois e Mariane Baptista de Freitas Ciscato, ambos da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, e que foi o resultado de um projeto de Pesquisa que analisou como o trabalho da interdisciplinaridade na Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas de São Borja, com a finalidade de promover uma interação entre o professor formador, alunos e o futuro lócus profissional. O trabalho teve como intuito mostrar que o ensinar e o aprender devem ser atividades de reflexão e diálogo, sobre fatos que nos cercam, relacionando-os com o que é ensinado na escola.
Bianca e o pôster
"O PIBID - FÍSICA DO IFFARROUPILHA: ESPAÇO DE REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO E A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"

Na quinta-feira de tarde, novamente a aluna Bianca esteve representando o curso, dessa vez em duas atividades: primeiro, com o pôster "O PIBID - FÍSICA DO IFFARROUPILHA: ESPAÇO DE REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO E A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA", relatando a experiência docente desenvolvida pelo PIBID - Física do Instituto Federal Farroupilha em duas escolas de Ensino Médio de cidade da São Borja, Rio Grande do Sul. O objetivo foi o de utilizar metodologias de ensino diferenciadas para uma mesma temática física a ser ensinada, o magnetismo, seu contexto histórico e as consequências de sua descoberta para o desenvolvimento cientifico. Foram observadas as diferenças de comportamento dos alunos e a participação no desenvolvimento da atividade. Os resultados apontaram significativas diferenças tanto no aprendizado, como no envolvimento dos alunos durante e após a realização da atividade. A prática educativa desenvolvida refletiu diretamente na resposta emitida pelos alunos e principalmente aos objetivos do professor no planejamento de suas atividades docentes.

Mariane, Bianca e Mairon (acima), no lançamento do livro "REFLEXÕES DA DOCÊNCIA",
com a presença ilustre do pró-reitor do IF Farroupilha, Arthur Frantz

Depois, ao lado novamente do coordenador do curso e da aluna do quinto semestre da Matemática, Mariane Baptista de Freitas, fazendo o lançamento do livro Reflexões da Docência. O livro, organizado pelos docentes Alex Sandro Gomes Leão e Maria Teresinha Verle Kaefer é uma compilação de artigos produzidos por dezesseis docentes e dez discentes oriundos dos cursos de licenciatura em Física, Matemática e especialização em Docência do Câmpus São Borja, tendo como ponto de partida as práticas realizadas nos projetos de ensino, pesquisa e extensão no ano de 2014. O lançamento contou com a visita de diversos professores e alunos de universidades e institutos do Brasil inteiro, bem como a visita do Pró-Reitor de Pesquisa do Instituto Federal Farroupilha, professor Arthur Frantz, que marcou presença com os autores.

Os alunos também participaram de diversas outras atividades do Fórum, aproveitando intensamente a oportunidade de compartilhar o conhecimento e também conhecer maneiras distintas oferecidas para o ensino no Brasil e no mundo, bem como o privilégio de assistir diversas manifestações culturais e artísticas de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...