quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Encerramento da II Mostra das Licenciaturas


Ocorreu na noite desta quarta-feira, 03 de dezembro, na sala 402 e no Laboratório da Matemática do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, o encerramento da II Mostra das Licenciaturas, com apresentações dos alunos da Física relativas aos trabalhos desenvolvidos durante o ano, apresentação dos relatórios de estágio dos alunos da Matemática, exposição de experimentos e apresentação dos programadas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) e LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores).

Marcos e professora Margarete comentam sobre PPI de Física Experimental II

Efetivamente para o curso de Física, a linda noite são-borjense começou com uma fala do professor Mairon sobre a importância das Práticas Pedagógicas Integradas (PPIs) e das Práticas de Ensino (PECCs), e na sequência, a professora Margarete Mendes trouxe aos presentes os resultados obtidos nas PPIs desenvolvidas nas disciplinas de Física Experimental II e Física Experimental IV. A fala da professora Margarete foi complementada pelo aluno Marcos Vinicius de Moraes Soares, que contou sobre a motivação que os experimentos geraram aos alunos, e a importância de desenvolver trabalhos não somente em sala de aula, mas também fora dela, com uma visão ampla do Ensino de Física.

Rosiane e Bruno falam sobre livro didático

Os alunos Bruno Weber Rodrigues e Rosiane Carneiro da Rosa comentaram então sobre a Prática de Ensino desenvolvida na turma 2014, que concentrou-se no estudo dos livros didáticos. Também sobre orientação da professora Margarete, os alunos estudaram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e assim, mostraram suas conclusões sobre o emprego e a importância do uso do livro didático nas aulas de Física. Essa atividade também foi desenvolvida como uma PPI da disciplina de Metodologia da Pesquisa, orientada pela professora Cristiane Ludwig.

Marcos e Kellem apresentaram um vídeo com entrevistas elaborado na PPI de Seminário Integrador I e Didática
A professora Maria Teresinha apresentou a PPI desenvolvida na disciplina de Seminário Integrador I, em parceria com a disciplina de Didática, supervisionada pela professora Isolete Dutra. O trabalho consistiu em avaliar o conceito Interdisciplinaridade, bem como o papel do professor na escola. Os alunos Marcos Vinícius de Moraes Soares e Kellem Paula Rohan Araujo falaram sobre o trabalho realizado nas escolas de São Borja, e através de um vídeo, mostraram entrevistas com docentes tanto do Instituto Federal Farroupilha como da rede de ensino estadual e municipal. 

O lindo pôr de sol de São Borja (acima),
José Iura e Kelen demonstrando a 2a Lei de Newton (Centro),
os alunos e a professora Carla (abaixo)

O cair da tarde propiciou um lindo pôr-do-sol, que iluminou a emocionante apresentação conduzida pela professora Carla Zappe para a PPI da disciplina de LIBRAS. Depois de uma breve fala da professora, os alunos José Iura de Paula Silva e Kelen Kruger fizeram uma demonstração de como ensinar Física para surdos. Com muita alegria, perfeição e sentimento, os alunos arrancaram aplausos, ou melhor, fizeram os presentes levantarem as mãos para o alto e abanar (forma como os surdos manifestam o aplauso) ensinando as Leis de Newton. Sem dúvidas, esse foi um dos grandes momentos do evento, mostrando quão valoroso foi o trabalho não só da professora, mas dos alunos, que abraçaram a causa e conseguiram transmitir o estudado para os demais, o que foi ainda mais corroborado com um breve vídeo feito em sala de aula de um grupo de alunos estudando sobre Massa Específica.

Professora Taniamara introduz a PPI de Metodologia do Ensino de Física II

As apresentações de PPIs foram encerradas com os alunos da disciplina de Metodologia do Ensino de Física II, que em parceria com diversas outras disciplinas do semestre, também avaliaram o livro didático. Orientados pela professora Taniamara Chaves, os alunos compararam diferentes livros didáticos utilizados no Ensino Médio, avaliando aspectos como ordem de apresentação dos tópicos de Física, curiosidades, exercícios e outros conteúdos presentes nos livros. A apresentação começou com uma fala da própria professora, explicando a ideia do projeto. 

 
Grupos de alunos de Metodologia do Ensino de Física II apresentam seus trabalhos:
Maiara, Juliane e Bianca (acima);
Marisele, Leandro, Josuelen e Luiz Nazir (centro);
Antonio e Darlise (abaixo)

Na sequência, três grupos de alunos mostraram os seus resultados. O primeiro grupo, formado por Bianca Peixoto Gottfried, Juliane Cabral dos Anjos e Maiara Magdalena Gattelli apresentou sua análise sobre o Livro Didático Física e Realidade, de Aurélio Gonçalves Filho e Carlos Toscano, explicando detalhes do livro, o currículo dos autores e uma comparação com o livro em relação aos livros de nível superior. Depois foi a vez do grupo formado por Josuelen Martins Toso, Leandro Barbosa, Luiz Nazir Severo Molina e Marisele Cantos dos Santos Marim, que analisaram o livro Curso de Física Volume 1, de Antonio Maximo e Beatriz Alvarenga, explicitando detalhes similares ao livro anterior. Por fim, o terceiro grupo, formado por Antonio Carlos de Deus da Silva e Darlise dos Santos comentaram o livro Curso de Física Volume 2, de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga, dando sequência ao material que foi apresentado pelo grupo anterior.  

Professor Mairon anuncia o ganhador do logotipo do curso de Licenciatura em Física,
junto aos concorrentes
O intervalo foi o momento no qual os presentes puderam conferir os diversos experimentos construídos nas disciplinas de Física Experimental II e Física Experimental IV, e com o retorno para as atividades, o professor Mairon anunciou o ganhador do logotipo do Curso de Licenciatura em Física. Duas propostas foram votadas por 40 participantes, e o resultado foi que o vencedor obteve uma pequena diferença perante o segundo, mostrando a qualidade de ambos. Assim, a proposta de Marcos Vinícius ganhou com 23 votos, enquanto o segundo lugar, proposto por Bruno Rodrigues, ficou com 16 votos. A eleição ainda teve um voto em branco. O ganhador Marcos Vinícius agradeceu o voto dos alunos e então, foram retomadas as palestras, agora concentrando-se na divulgação dos principais projetos desenvolvidos nos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, no caso o PIBID e o LIFE. 

Professora Maria Teresinha comenta sobre o LIFE

A professora Maria Teresinha comentou sobre o LIFE e sua importância para os cursos de licenciatura. O laboratório interdisciplinar está em processo de montagem atualmente, e é um dos grandes triunfos que o Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, conseguiu conquistar para melhorar ainda mais a formação dos discentes e futuros docentes nas áreas de Matemática e Física.



Professoras Cristiane (acima) e Taniamara (abaixo) comentam sobre o
PIBID da Matemática e Física respectivamente

Na sequência, a professora Cristiane Stamberg, coordenadora do PIBID da Matemática, relatou sobre os principais trabalhos desenvolvidos pelo PIBID ao longo do ano de 2014, como participação em gincanas, apresentações em eventos, entre outros. O PIBID da Matemática atua nas escolas Tricentenário, Aparício Silva Rillo, Vicente Goulart e Franco Baglioni A professora Taniamara, coordenadora do PIBID da Física, complementou a fala sobre o PIBID, apresentando o que foi desenvolvido pelos alunos do curso nas duas escolas em que o PIBID de São Borja atua, no caso as escolas Aparício Silva Rillo e Getúlio Vargas, ambas estaduais. 

Professor Frank comenta sobre o LIFE

Entre as falas das professoras, o professor Frank fez uma breve fala sobre sua participação em um congresso sobre o LIFE ocorrido em Brasília, sendo o Instituto Federal Farroupilha um dos convidados do evento como um dos melhores LIFEs do país, e a II Mostra encerrou-se com uma fala do professor Mairon, que aproveitou o momento para convidar os presentes a participar e ajudar a construir a Semana Acadêmica dos cursos para o ano de 2015, bem como planejar a realização da III Mostra, a ser feita também no próximo ano.

A II Mostra das Licenciaturas foi um momento que propiciou além das apresentações dos trabalhos feitos nas três turmas de cada uma das Licenciaturas, um momento de integração entre as turmas e os professores. 

A coordenação do Curso de Licenciatura em Física agradece a Diretora de Ensino, professora Maria Teresinha, pelo apoio dado durante os três dias de evento, aos professores Frank Almeida e Taniamara Chaves pelo auxílio na organização do evento, a professora Flávia Pedron e os alunos do Laboratório de Eventos, que fizeram a bonita decoração do local, a professora Carolina Pinheiro, pela elaboração do cartaz do evento, e em especial aos alunos da Licenciatura em Física que compareceram em grande número nos três dias de Mostra. Que venham as próximas!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...