O primeiro dia de eventos foi realizado ontem, 29 de novembro, na sala 402 do Campus São Borja. Cerca de 50 alunos participaram dessa primeira etapa do evento. A atividade começou com uma fala do coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Guilherme Porto, fazendo um histórico sobre a Mostra das Licenciaturas.
Na sequência, o professor Daniel Fernandes convidou as autoridades para compor a mesa. Estiveram presentes o diretor do Campus São Borja, prof. Artenio Rabuske, o coordenador de ensino, prof. Alexandro Lenzina, representando a direção de ensino, o coordenador do curso de Licenciatura em Física, Anderson de Jesus, e o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, prof. Guilherme Porto.
A mesa, assim como os presentes, formados por alunos de ambos os cursos, assistiram a uma breve apresentação cultural realizada pelo prof. Mairon Machado, que interpretou três canções da música nacional. Na sequência, o professor Alexandro fez a abertura do evento, e convidou o palestrante central da noite, o professor Décio Auler, da Universidade Federal de Santa maria. O professor fez uma palestra de uma hora com o tema "Por que a Física e a Matemática no Currículo Escolar: Um Olhar Freiriano", na qual ele trouxe relatos de experiências realizadas por ele com colegas e alunos, envolvendo questões voltadas para ambos os cursos. A fala gerou uma série de discussões pertinentes sobre o tema, e ao final, o professor foi agraciado com uma lembrança de nosso campus.
Após a palestra, e o coffee break, foi a vez então da apresentação dos relatórios de estágio de ambos os cursos. A aluna Marina Mathias foi a representante do curso de Licenciatura em Física, apresentando o relato de seu estágio na turma Cozinha 30, do PROEJA.
A mostra das Licenciaturas segue hoje e amanhã, destacando a Mesa Redonda "Práticas de Ensino de Física e Matemática no Novo Ensino Médio", além da defesa de Trabalho de conclusão do aluno Rodrigo Dias, e também socialização dos relatorios de estágio dos alunos que fizeram o mesmo junto ao Ensino Médio.