domingo, 18 de dezembro de 2016

Professores e Alunos do Curso de Licenciatura em Física Participam do VI ENALIC



Alunos e professores do Curso de Licenciatura em Física do Campus São Borja estiveram presentes na sexta edição do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), realizado na Pontífica Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na cidade de Curitiba, entre os dias 14 e 16 de dezembro. Além da Física, o curso de Licenciatura em Matemática também se fez presente no evento.

Com o tema "Diversidade e Complexidade dos Espaçotempos da Formação de Professores", o ENALIC contou com a presença de mais de 2500 pessoas, e nele, os alunos e professores puderam apresentar seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Vale ressaltar que o evento ocorreu em paralelo com o V Seminário Nacional do PIBID, o IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e o X Seminário Institucional PIBID PUC\PR, possibilitando a exposição e o diálogo sobre experiências, pesquisas que integrem os diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica. O conjunto de palestras, mesa-redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais promoveu o debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.


A primeira edição do ENALIC ocorreu no período de 15 a 17 de setembro de 2010, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus - AM. Em. 2011, o evento foi realizado de 28 a 30 de novembro, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Já em 2012 foi a vez de São Luis, no Maranhão, sediar a terceira edição, entre os dias 05,06 e 07 de dezembro de 2012, na Universidade Federal do Maranhão. No ano de 2013, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, Minas Gerais,  realizou o evento em quatro dias, 03, 04, 05 e 06 de dezembro. A quinta edição ocorreu em 2014, entre 08 e 12 de dezembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Essa foi a primeira edição realizada no sul do país.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Relatórios de Estágio Curricular Supervisionado IV Encerra a Quarta Edição da Mostra das Licenciaturas



A noite do dia 09 de dezembro foi destinada para a apresentação dos relatórios de Estágio Curricular Supervisionado IV, e consequentemente, o encerramento da IV Mostra das Licenciaturas, o que ocorreu nas dependências do Colégio Estadual Getúlio Vargas.

Os alunos estagiários do Curso de Licenciatura em Física foram supervisionados pela professora Íris Toebe, e tiveram a ordem de apresentação dos relatórios sorteados previamente. Devido aos imprevistos causados pelo temporal que atingiu o prédio de ensino do Campus São Borja, desta feita não houve formação de banca para as apresentações, apenas comentários dos orientadores.

Bruno, Kelen, Ademir, Dariane e Giane

Defenderam seus estágios os seguintes alunos, com os respectivos orientadores:

Ademir Ananias Medeiros - profa. Msc. Lucillana de Moraes Silveira
Bruna Natiele Kemerich Goulart - profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Bruno de Borowski - prof. Dr. Mairon Melo Machado
Dariane Andrade Valle - prof. Dr. Mairon Melo Machado
Darlise dos Santos - profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Giane Taís Cruz Guedes - profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 
Josuelen Martins Toso - profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 
Kelen Kruger - profa. Dra. Andresa da Costa Ribeiro 
Marcos Vinícius de Moraes Soares - prof. Dr. Mairon Melo Machado
Marisele Canto dos Santos Marim - profa. Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

A V edição da Mostra está confirmada para o ano de 2017. Esperamos que não tenhamos nenhum inconveniente, e que a semana de atividades seja frutífera e capaz de auxiliar na formação dos alunos.

Darlise, Josuelen, Marcos, Marisele e Bruna

Para os que defenderam seus estágios, ficam os parabéns e a tarefa de exercer o papel de professor não mais como estagiário, mas como um profissional capaz de colocar na prática o que aprendeu durante o curso, atestando a qualidade do Curso de Licenciatura em Física do Campus São Borja.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Edital de Reingresso está em aberto



Foi aberto na última semana, dia 01 de dezembro, edital de reingresso, transferência e ingresso para portadores de diploma aos alunos dos cursos superiores.

No Campus São Borja ao todo são 79 vagas distribuídas da seguinte forma:

02 para Tecnologia em Gastronomia;
08 para Tecnologia em Gestão de Turismo;
19 para o Bacharelado em Sistemas de Informação;
25 para Licenciatura em Física;
25 para Licenciatura em Matemática.

As inscrições vão até o dia 08 de dezembro, e deve ser realizada pessoalmente pelo candidato (ou por seu procurador legal) diretamente no Setor de Registros Acadêmicos do campus ofertante do curso escolhido ou através de correspondência registrada, desde que a data de chegada da documentação coincida com a data de término do período das inscrições. Para cada modalidade, há uma lista diferente de documentos que precisam ser apresentados. Por isso, o candidato deve ler atentamente o edital Nº 446/2016.

Mais detalhes na seguinte postagem no Facebook

https://www.facebook.com/iffarroupilhasb/posts/1163559453727600

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Relatórios de Estágio dos Alunos das Turmas de EJA é o Destaque do Segundo Dia da IV Mostra





Os relatórios de estágio da segunda etapa do Estágio Curricular Supervisionado, no qual os alunos executam o papel docente em sala de aula nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi a atração do segundo dia da IV Mostra das Licenciaturas.

Nas dependências do Colégio Estadual Getúlio Vargas, os alunos da professora Íris, na presença de seus orientadores, explanaram sobre o desenvolvimento de seus estágios nas mais diferentes escolas do município de São Borja.
Alana, Andresa, Brenda e momento de discussão sobre apresentações

A cerimônia de apresentação dos relatórios começou às 20:30 da quarta-feira, dia 30 de novembro, com a aluna Alana Pereira Gimenez, a qual foi orientada pela professora Andresa da Costa Ribeiro. A aluna fez suas atividades de estágio na Escola Estadual Tricentenário. Dando sequência, foi a vez de Brenda Matoso Abreu Miranda apresentar seu relatório de estágio, o qual foi realizado no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, sob orientação do professor Mairon Melo Machado. Vale ressaltar que após cada apresentação, o (a) orientador(a) tinha um espaço para fazer constatações, colocações e considerações sobre o estágio, bem como a plateia também podia se manifestar.

Bruna e professora Taniamara

A aluna Bruna de Paula Cerentini também realizou seu estágio no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, e foi orientada pela professora Taniamara Vizzotto Chaves, sendo a terceira apresentadora da noite. Já Cátia Andressa Fortes Buzanello, orientada pelo professor Alexander Lunkes dos Santos, trouxe o seu relato sobre o estágio realizado na Escola Estadual Arneldo Matter, e foi a quarta apresentadora da noite, a qual encerrou-se com Vagner da Silva Dias, que orientado pelo professor Mairon, apresentou o relato de seu estágio, realizado também na Escola Tricentenário.

Cátia, Alexander, Vagner e Mairon

A IV Mostra encerra-se na próxima sexta-feira, 09 de dezembro, com as apresentações dos relatórios de estágio da quarta etapa do Estágio Curricular Supervisionado, a partir das 19 horas, nas dependências do Colégio Estadual Getúlio Vargas.

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...