terça-feira, 29 de novembro de 2016

Defesas de TCC abrem a IV Mostra das Licenciaturas



Nesta segunda, dia 28, ocorreu o início da IV Mostra da Licenciaturas. Em virtude do temporal que atingiu o campus São Borja no dia 01/11, o evento teve que ser modificado em termos de datas e também de cronograma, com todas as defesas de TCC ocorrendo na mesma noite.

Os alunos que defenderam trabalho, e seus respectivos orientadores, foram:

Marisele Marim (prof. Dr. Mairon Machado)
Giane Guedes (profa Dra. Taniamara Chaves)
Bruna Kemerich (profa Dra. Taniamara Chaves)
Ademir Medeiros (prof. Dr. Mairon Machado)
Professor Michel durante sua palestra sobre plasmas

A noite começou com a palestra do prof. Dr. Michel Santos, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto, que apresentou o tema Introdução à Física dos Plasmas. Durante sua fala, Michel contou as principais características do Plasma, onde estudar e se formar nesta área e algumas equações e pesquisas recentes feitos no estudo do quarto estado da matéria.

Marisele durante a apresentação (acima) e com a banca (abaixo).
Da esquerda para a direita: Mairon, Marisele, Michel, Anelise, Odair e Taniamara


A noite caia em São Borja quando a aluna Marisele Marim apresentou seu trabalho, intitulado "Termodinâmica: Um Bicho de Sete Cabeças ou um Tópico Essencial Para a Sociedade?". A banca, formada pelo prof. Dr. Michel Santos, pelo prof. Dr. Odair Menuzzi, pela profa. Dra. Taniamara Chaves e pela profa. Dra. Anelise Cruz (professora da disciplina) aprovou sem restrições o trabalho da aluna.

Giane durante sua apresentação (acima) e com a banca (abaixo).
Da esquerda para a direita: Michel, Alexander, Taniamara, Anelise e Giane

Na sequência, a aluna Giane Guedes defendeu o trabalho intitulado "A História da Física como Recurso Didático para o Ensino da Educação Básica". A banca dessa feita foi formada pelo prof. Dr. Michel Santos, pelo prof. Dr. Alexander Santos e pela profa. Dra. Anelise Cruz, e também aprovou sem restrições este trabalho.

Bruna durante a apresentação (acima) e com a banca (abaixo).
Da esquerda para a direita: Lidiane, Taniamara, Anelise, Bruna e Cristiane

"A Utilização de Softwares Educativos para o Ensino da Termodinâmica na Educação Básica" foi o título do trabalho da aluna Bruna Kemerich, cuja banca contou com a profa. Msc. Lidiane Lopes, profa. Dra. Cristiane Ludwig e profa. Dra. Anelise Cruz. O trabalho foi aprovado sem restrições, assim como os que haviam sido apresentados até o momento.

Ademir, durante sua apresentação

Para fechar a noite, Ademir Medeiros apresentou o trabalho "Produção Inclusiva dos Bósons W em Altas Energias", para a banca formada pelo prof. Dr. Alexander Santos, profa. Dra. Juliana Bandeira e profa. Dra. Anelise Cruz. O trabalho com aprovado com restrições, com a banca indicando que para ser aprovado sem restrições, o texto necessita ser escrito novamente. Assim, ficou marcada para o dia 12 de dezembro a avaliação pública do texto de Ademir, cuja apresentação oral foi aprovada.

Banca avalia o trabalho de Ademir

A Mostra segue na próxima quarta, dia 30, com as defesas dos relatórios de estágio dos alunos que fizeram essa etapa de formação na Educação de Jovens e Adultos, e posteriormente dia 09 de dezembro, com as defesas dos relatórios de estágio dos alunos que fizeram essa etapa de formação no Ensino Médio.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

COMUNICADO SOBRE A IV MOSTRA DAS LICENCIATURAS



A coordenação do Curso de Licenciatura em Física comunica que a IV Mostra das Licenciaturas não irá mais ser realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, conforme divulgação anterior.

Em virtude do temporal que atingiu o Campus São Borja no último dia primeiro, as aulas dos cursos superiores foram transferidas para o Colégio Estadual Getúlio Vargas, devido principalmente aos problemas de infraestrutura que o prédio do ensino de nosso Campus sofreu.

Sendo assim, a IV Mostra está sendo reajustada, com as defesas de TCC ocorrendo TODAS no dia 28 de novembro, na sala do prédio da Cozinha, a partir das 19:30. Antes, haverá a palestra do professor Dr. Michel Santos (IF Farroupilha), a partir das 18:30.

As defesas de Estágio ocorrerão na mesma semana, porém no horário da aula de Estágio Curricular Supervisionado II e Estágio Curricular Supervisionado IV. As apresentações de PECCs e PIBID estão temporariamente canceladas, assim como a sessão de pôsteres. Mais informações com a coordenação de Física ou com o professor Mairon.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Retorno das Aulas Pós-Temporal





A Direção Geral do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja torna público, o reinício das atividades letivas a partir desta quarta-feira, 16 de novembro, conforme o cronograma abaixo. Atenção para o local das turmas do curso de Licenciatura em Física:


DIA 16/11



Local: Área de Convivência – 13h30 às 15h30

Reunião com todos os alunos do ensino médio integrado (informática e eventos) para informar a nova distribuição das turmas e como será o andamento das atividades letivas no período que falta para completar o ano letivo, bem como questões de alimentação e transporte escolar.



Local: Área de Convivência – 17h30

Reunião com os pais e/ou responsáveis dos alunos do ensino médio integrado (informática e eventos), para informar questões relacionadas ao andamento do ano letivo.

 

Local: Colégio Estadual Getúlio Vargas - 19h

Retorno das atividades letivas para os cursos Superiores, exceto para o curso de Tecnologia em Gastronomia.



Local: Instituto Federal Farroupilha - 19h

Retorno das atividades letivas dos cursos PROEJA e Subsequente.


DIA 17/11


Local: Colégio Sagrado Coração de Jesus (Praça XV de Novembro) -08h

Retorno das atividades letivas para as turmas dos cursos integrados (informática e eventos), conforme o disposto abaixo:

EVENTOS

Turma 10
Turma 11
Turma 20
Turma 21
Turma 30
Turma 31
INORMÁTICA

Turma 20
Turma 21


Local: Instituto Federal Farroupilha - 08h

Retorno das atividades letivas para as turmas dos cursos integrados (informática), conforme o disposto abaixo:

INFORMÁTICA

Turma 10
Turma 11
Turma 30
Turma 31


Local: Instituto Federal Farroupilha – 13h30

Retorno das atividades letivas para o Curso de Tecnologia em Gastronomia.


Direção Geral

São Borja, 14 de novembro de 2016.

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...