segunda-feira, 20 de outubro de 2014



       SEMINÁRIO INTEGRADOR I


No dia 09/09/2014, na disciplina de Seminário Integrador I,  disciplina da turma de  Licenciatura em Física, do  4º semestre, lecionado pela professora Maria Teresinha Verle Kaefer, foram apresentados alguns trabalhos sobre o tema unificador "Interdisciplinaridade".

Houveram 4 grupos, cada um trabalhando com uma forma diferente, porém apesar da divisão, houveram temas que foram estudados por todos, de maneira mais ou menos aprofundada, sendo estes:

Interdisciplinaridade: Processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. O conceito de interdisciplinaridade surgiu na Europa, aos meados de 1960, com Piaget e Georges Gurdof. A interdisciplinaridade constitui uma associação de disciplinas por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns. Ex.: Um conteúdo sobre educação ambiental foi aplicado dentro de várias matérias em atividades de Português, Geografia, História, Biologia, etc...

Transdisciplinaridade: É um conceito mais amplo do que interdisciplinaridade. O “trans” significa ir além, através... A transdisciplinaridade visa a unidade do conhecimento, procurando estimular uma nova compreensão da realidade articulando os elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.

Projeto Interdisciplinar: É o projeto que deve ser feito para que haja uma interdisciplinaridade com qual seja criado um conhecimento significativo, ou seja, para que não seja uma mera união de matérias em torno de um contexto. O projeto interdisciplinar, assim como qualquer outro projeto, deve ser claro, nítido e bem planejado.

No dia 09/09 três dos quatro grupos apresentaram suas propostas, sendo em ordem cronológica:

1. Apresentação do grupo constituído por Bruna, Dariane, Giane e Simone: Abordou os temas já estudados em coletivo de forma mais aprofundada, sendo estes a interdisciplinaridade, planejamento pedagógico e transdisciplinaridade. A ultima parte da sua apresentação foi uma sugestão de atividade interdisciplinar entre Português e Libras, chamada de “Tabuleiro interdisciplinar”, na qual os alunos jogam um dado, verificam que nível de questão (entre fácil, médio e difícil) e recebem uma questão de conjugação de Português. Depois de realizada a tarefa, o participante é encarregado de traduzir as palavras conjugadas em Língua de Sinais.





2. Apresentação do grupo constituído por Alana, Ana Tiele, Ademir e Gilberto: Após rapidamente comentar sobre os assuntos de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, como já abordados na primeira apresentação, apresentaram sua sugestão de trabalho interdisciplinar. A proposta era uma junção entre física e educação física, no qual os participantes iriam realizar algum esporte, sendo que o que foi exposto foi basquete, no qual é possível ver alguns conceitos físicos de maneira prática, sem a necessidade de formulação inicial, tais como gravidade, aceleração, vetores, colisão elástica parcial, entre outros.






3. Apresentação do grupo  três constituído Bruno, Daniel, Kellen K. e Kellen Paula. Após rapidamente levantar os assuntos de interdisciplinaridade e projeto interdisciplinar, a ideia interdisciplinar foi apresentada. A mesma tinha como tema principal a eletricidade unia as disciplinas de física, história, filosofia e matemática. A apresentação teve três etapas, sendo estas descritas em ordem cronológica:
 a. História da física: Foi contextualizada brevemente a história da física, de maneira onde podemos ter uma ideia de onde surgiu o conceito de eletricidade e eletromagnetismo;
 b. Experimento: Com um ímã, uma bobina e um multímetro, foi demonstrado experimentalmente que é possível gerar eletricidade através do movimento de um campo eletromagnético próximo à bobina (ou vice-versa). Apesar da quantidade de eletricidade gerada ser ínfima, na ordem dos microampères (um milionésimo de ampère), o experimento demonstra o método mais básico de geração de eletricidade.
 c. Vídeo: Um curto fragmento de um vídeo foi apresentado, mostrando uma forma mais eficiente de geração de eletricidade, de forma mais condizente com a realidade (apesar de ainda assim ser simplificado).
 d. Explicação dos tipos de usina: Foram abordados rapidamente o funcionamento básico dos tipos de usinas elétricas mais comuns, sendo estas as usinas termoelétricas, eólicas, hidrelétrica e usina nuclear.
 e. Cálculo de conta elétrica: De maneira a interagir com a matemática, este tema da apresentação se focava na explicação de como calcular o consumo de algum aparelho elétrico, sendo usada como exemplo uma lâmpada de 60W e um chuveiro de potência igual 4000W.
 f. Debate quanto à carga tributária no cálculo da conta elétrica: Para finalizar, foi realizada uma discussão quanto aos impostos e outras tarifas que acompanham uma conta elétrica, tais como o custo de iluminação pública, ICMS, COFINS, entre outros.





terça-feira, 14 de outubro de 2014

Inscrição para representante discente do Colegiado do curso de Licenciatura em Física


A Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus São Borja, no uso de suas atribuições, torna público, através do Edital 068/2014, a abertura de inscrição de alunos para eleição de representante discente junto ao Colegiado do curso de Licenciatura em Física.


http://www.sb.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/201491414341134edital_068_-_final_-_eleicaocolegiado_2014_-_fisica.pdf

Resultado final das validações de Atividades Complementares de Curso


A Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus São Borja, no uso de suas atribuições, torna público o resultado final das validações de Atividades Complementares de Curso para alunos do curso de Licenciatura em Física, conforme Edital 062/2014, abaixo.

http://www.sb.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/2014914142820977edital_067_-_final_-_accs_2014_-_fisica.pdf

Matrículas - 2023/2

Matrículas Online Abertas para o Semestre Letivo 2023/2! Olá, estudantes de Física! Eu sou Thiago Nunes Cestari, o coordenador do Curso de L...